Secretaria de Saúde de Isaias Coelho promove mobilização das Campanhas Janeiro Roxo e Branco

Data de Publicação: 21/02/2024

FA-IMG-7e3a90a541a954415bfe.jpg
Equipe que esteve conduzindo evento/

A Prefeitura de Isaías Coelho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta segunda-feira, 29 de janeiro, diversas ações em alusão ao “Janeiro Roxo e Branco”, mês de conscientização sobre a hanseníase e de representação da saúde mental no Brasil.

Veja AQUI todas imagens!

As ações ocorreram na Praça Professor Villany Pinheiro e teve como objetivo alertar a população para os principais sinais e sintomas da hanseníase e chamar a atenção da comunidade para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas.

O momento foi aberto com a fala da secretária de saúde, Crisangela Campos, que deu às boas-vindas para os participantes, sendo seguida pela coordenadora da Atenção Básica, Gabiana Mauriz, que apresentou os serviços que estavam sendo ofertados no evento.

Secretária deu boas-vindas ao público presente

Gabiana, coordenadora da Atenção Básica

Em seguida a enfermeira, Nayana, tratou sobre a campanha Janeiro Roxo, abordando sobre sinais e sintomas da hanseníase.

Enfermeira Nayana explanou sobre Janeiro Roxo

Na ocasião, foram realizadas palestras com a psicóloga Bernadete Barbosa, que abordou sobre “Saúde Mental”, onde a mesma promoveu também uma dinâmica reflexiva.

Psicóloga explanou sobre Saúde Mental

Em seguida, a nutricionista Edilene Carvalho explanou sobre os alimentos adequados para o consumo, que ajudam no bem estar da saúde mental.

Nutricionista Edilene Carvalho

As educadoras físicas – Ana Makrina e Raquely – explanaram sobre os exercícios que servem para manter uma rotina saudável.

Educadora física conduziu momento de exercício

​​​Durante o evento foram ofertados serviços de glicemia capilar, aferição de pressão, orientações sobre manchas na pele e dormência, distribuição de panfletos e ações educativas.

Serviços de saúde foram ofertados

No final foi partilhado um lanche entre todos os que estavam participando do momento.

“Buscamos com esta ação realizada em Praça Pública chamar a atenção de nossa população quanto aos cuidados com sua saúde mental, e ainda, sobre diagnósticos e tratamento da hanseníase. Mas uma vez contamos com o apoio do prefeito Dr. Eudes, que sempre estar ao nosso lado nestas ações”, destacou a secretária de saúde, Crisangela Campos.

Crisangela com a secretária de Assistência Social