Jornada Pedagógica marca início do ano letivo em Isaias Coelho

Data de Publicação: 22/02/2024

FA-IMG-aca69572d8ddacd26f79.jpg
Autoridades e profissionais de educação na abertura do evento/

Nesta quarta-feira, 07 de fevereiro, o município de Isaias Coelho deu o pontapé inicial para o ano letivo 2024 com a abertura da Jornada Pedagógica. O evento, organizado pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação, reuniu professores, gestores e equipe educacional, visando repensar práticas e implementar estratégias pedagógicas inovadoras.

O tema central deste ano, "Educação para a Equidade: Ampliando as possibilidades de aprendizagem", foi destacado na cerimônia de abertura.

A mesa de honra contou com a presença do prefeito Francisco Eudes Castelo Branco Nunes; da supervisora de ensino da Rede Municipal, Gardênia Mauriz; da palestrante Drª Maria da Conceição Martins; das secretárias Espírito Santo (Assistência Social), Edilene (Finanças) e Crizangela Campos (Saúde), demais autoridades representantes de órgãos e entidades municipais; diretores das escolas; professores; da vereadora Francisca das Chagas (Chica Nova); e demais profissionais da educação.

Participantes da Jornada

Após a composição da mesa de honra, houve a entoação do Hino Nacional Brasileiro e, em seguida, do Hino de Isaias Coelho, enaltecendo o patriotismo e a identidade local.

A supervisora de ensino, Gardenia Mauriz, que esteve representando a secretária municipal de Educação, Rosa Nair, deu início às falas. “Somos conscientes de que, muitos são os desafios que cada escola enfrenta. Por isso, temos que nos preparar! É para isso que estamos aqui e que vamos fazer mais uma Jornada Pedagógica, pensando nos ideais e metas de uma escola que está cada vez mais conectada com os tempos de hoje, voltando o seu olhar para garantir exatamente as nossas crianças, aos nossos adolescentes, jovens e adultos, uma aprendizagem que, de fato, traga aquilo que é fundamental para o desenvolvimento do cidadão. Este é o momento de unir esforços, compartilhar experiências e traçar caminhos que promovam uma educação de qualidade para todos”, disse Gardênia.

Gardênia Mauriz, supervisora de ensino

Em seu discurso, a supervisora de ensino destacou ainda algumas das inúmeras conquistas da educação municipal no decorrer do ano letivo de 2023, como os bons resultados obtidos nas avaliações externas de FLUÊNCIA, do PPAIC, do SAEB e do SAEPI, a entrega de 50 medalhas à alunos que tiveram êxito em Olimpíadas Nacionais, realização de diversos projetos e a aprovação de oito alunos do 9º ano no IFPI. A supervisora destacou, ainda, melhorias estruturais na Rede Municipal de Ensino, como aquisição de ônibus escolares e a adesão a diversos programas, como o "Compromisso Nacional Criança Alfabetizada", "Escola em Tempo Integral" e o “Programa Renalfa”.

Em entrevista, o prefeito Francisco Eudes expressou alegria pelos resultados obtidos e destacou algumas melhorias implementadas na educação de Isaias Coelho ao longo de sua gestão.

“Hoje se inicia o ano letivo de 2024. Esse é um ano diferenciado, pois com algumas mudanças nacionais, o município também teve que trabalhar algumas adaptações para as escolas, com o intuito de continuar fornecendo uma educação de qualidade para os nossos alunos. Em algumas escolas já foram implementados o tempo integral, o que eu acho fundamental para o desenvolvimento do nosso alunado, e essa é apenas uma das inúmeras conquistas que tivemos no decorrer da minha gestão. Em todo esse tempo, já conseguimos 5 ônibus escolares, vans, reformas em todas as escolas, muitos programas em prol do desenvolvimento do aprendizado dos alunos, e ainda, continuamos atrás de mais investimento”, afirmou.

Após as falas das autoridades, a palestra magna, intitulada "Ser professor: processos, saberes e sentidos", foi conduzida pela professora Dra. Maria da Conceição Martins, abordando os desafios e a nobreza da profissão docente.

Palestra com a Dra. Maria da Conceição

O evento teve continuidade no período da tarde, mantendo o foco na equidade e explorando o tema da Educação Inclusiva. A professora pedagoga, Katiana da Rocha, ministrou uma palestra enriquecedora com o título "Educação Inclusiva: promovendo um ambiente de aprendizagem para todos". O momento estabeleceu um tom otimista para o novo ciclo educacional.

Katiana da Rocha proferiu palestra na parte da tarde

A programação da Jornada Pedagógica em Isaias Coelho continuará com intensidade nesta quinta-feira, 08, pela manhã, onde o professor Frâncio Charlidon conduzirá uma palestra sobre "Avaliação Formativa e equidade na sala de aula". Em seguida, a psicóloga Marta Virgínia abordará o tema "Conviver na Escola: um olhar para as competências socioemocionais". À tarde, a equipe da Secretaria Municipal de Educação apresentará o calendário letivo anual de 2024, o Plano de Ação e outros programas e projetos a serem desenvolvidos. A jornada se estenderá até sexta-feira, 09 de fevereiro, com uma manhã dedicada a uma reunião informativa com colaboradores de serviços gerais e uma capacitação em boas práticas de manipulação de alimentos, ministrada pela palestrante Thamires de Carvalho Mendes.