Gincana em alusão ao Outubro Rosa promove saúde e conscientização em Isaias Coelho

Evento contou com a participação das alunas das academias da zona urbana e de São Domingos.

Data de Publicação: 31/10/2023

Alunas das Academias participando de desafio da Gincana
Foto: Divulgação

Na noite da última sexta-feira, 27 de outubro, a Prefeitura de Isaias Coelho, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e as alunas das Academias de Saúde da zona urbana e do povoado São Domingos, realizou um evento especial em alusão ao "Outubro Rosa".

A ação teve como objetivo promover a saúde e a conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama. O evento contou com a participação das alunas das Academias de Saúde da zona urbana e do povoado São Domingos.

O "Outubro Rosa" é o mês de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, e a gincana foi uma maneira criativa de envolver as alunas das Academias de Saúde na campanha.

As participantes foram divididas em dois grupos, denominados Grupos A e B. Antes do evento, as alunas foram preparadas e receberam informações sobre o tema, reforçando a importância da conscientização sobre o câncer de mama.

O evento, intitulado "Gincana pela Saúde", aconteceu na Praça Multi Eventos Quincas Rocha, com início às 18h e contou com uma cerimônia de abertura, na qual a secretária de Saúde, Crizângela Campos, deu as boas-vindas às participantes.

As atividades da gincana incluíram provas divertidas e saudáveis, como "Torta na Cara", "Estoura Balão", "Teia", "Pescaria" e muitas outras. Cada prova tinha um valor em pontos e envolveu participantes de ambas as equipes.Ao final do evento, as duas equipes foram premiadas com troféus simbólicos pelo empenho e dedicação na gincana, e ainda, foi servido um lanche somente com frutas e sucos, como forma de incentivo a alimentação saudável.

Lanche foi servido no evento

A equipe que coordenou a Gincana é formada pelas educadoras físicas, Ana Makrina Rocha e Raquely Alencar; pela nutricionista: Paula Maria; coordenadora da Atenção Básica, Gabiana Mauriz e pela secretária de Saúdem, Crizangela Campos.

Equipe que coordena a Gincana

Além das profissionais de saúde já citadas, estiveram também presentes as secretárias de Assistência Social, Espírito Santo, e de Finanças, Edilene Maria; e ainda, a vereadora Marizangela Campos.

Secretárias Crisangela e Espírito Santo

“A campanha Outubro Rosa é de extrema importância para conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. É fundamental que cada mulher esteja atenta à sua saúde e realize autoexame regularmente, além de procurar as médicas nas UBSs para realizar exames de rotina. A adoção de hábitos saudáveis também reduz os casos de câncer de mama”, destacou Crisangela Campos.

A secretária lembrou ainda que a gestão municipal vem incentivando essas ações tanto nas UBSs quanto nos espaços de interação e promoção de Saúde das Academias de Saúde da Sede e do Povoado São Domingos.

Crisangela Campos, secretária de saúde

“Sinto uma alegria enorme em ver esse as Academias de Saúde se desenvolvendo, trazendo benefícios para a nossa população, pois a prática de atividades físicas contribui para a prevenção de várias doenças, não só o que estamos abordando aqui hoje. Quero parabenizar e agradecer as equipes de Profissionais por promover esta Gincana pela Saúde. Agradecer a todas as mulheres que atenderam ao nosso convite e ao prefeito Dr. Eudes pelo apoio nas ações da saúde”, finalizou.

Participantes do evento

Frequentemente, a Prefeitura de Isaias Coelho e a Secretaria Municipal de Saúde realizam ações preventivas e educativas para beneficiar a comunidade e promover um estilo de vida saudável. A gincana não apenas promoveu a saúde e o espírito esportivo, mas também ajudou a conscientizar sobre a importância do Outubro Rosa na prevenção do câncer de mama.

Equipe B foi a vencedora

Equipe A foi a vice-campeã