A transmissão da dengue almenta e é preocupante

Covid-19 e dengue.

Data de Publicação: 05/02/2021

Ao mesmo tempo em que o mundo volta os esforços para conter pandemia da covid-19, a transmissão da dengue também é preocupante e continua aumentando. A Secretaria Municipal de Saúde reforça que as duas doenças apresentam sintomas parecidos, entre eles, febre, dor no corpo e cansaço, o que causa dúvidas na população e exige investigação específica para diagnóstico. Os sintomas mais comuns da covid-19 são febre, tosse seca e cansaço. Os mais graves envolvem dificuldades para respirar, falta de ar, dor ou pressão no peito, perda de fala ou movimento. A infecção também pode ser assintomática, ou seja, o paciente pode estar contaminado pelo vírus e não apresentar sintomas. Já os sintomas da dengue envolvem febre alta de início imediato, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas avermelhadas pelo corpo. A dengue também pode ser assintomática, leve ou grave, dependendo da imunidade da pessoa, e pode até ocasionar a morte do paciente. Por isso, é necessário que pessoas que apresentem sintomas suspeitos procurem avaliação médica para diagnóstico. "É importante que o cidadão consulte um profissional de saúde antes de tentar qualquer tratamento e, principalmente, não se automedique. Os profissionais da saúde irão ajudá-lo nesse processo de identificação e tratamento da doença" (fonte: portal vigilância Epidemiológica.)