Prefeitura de Isaías Coelho promove São João Literário com alunos do povoado São Domingos

Data de Publicação: 05/07/2024

FA-IMG-07df6ff243f22c97c074.jpg
Evento Junino realizado no povoado São Domingos/Fotos: Bismark Sousa

A Prefeitura de Isaías Coelho, por meio da Secretaria de Educação e com total apoio do prefeito Francisco Eudes, promoveu na noite deste sábado, 29 de junho, o São João Literário, com o tema: “Uma festa de muitas tradições, valorizando os saberes de nossa gente”. Na oportunidade, se apresentaram alunos das Escolas Municipais São Domingos e Otílio Manoel Rodrigues, ambas localizadas no povoado São Domingos.

Veja AQUI todas as imagens!

O evento foi recheado de atrações juninas protagonizadas pelos alunos das escolas. As apresentações de quadrilha encantaram o público presente, que compareceu em peso para apoiar e aplaudir o empenho dos alunos. As escolas, os professores e a organização do evento não mediram esforços para mostrar o melhor da dança típica, resgatando a tradicional cultura junina que enriquece a comunidade de São Domingos.

“Eu não pedi pra nascer nordestino, eu tive uma sorte arretada”, frase apresentada pelos alunos que destaca a cultura e o orgulho de ser nordestino.

Durante todo o mês de junho, os alunos trabalharam no Projeto Junino com a produção literária, presente na cultura popular. Adivinhas, trava-línguas, receitas, quadrinhas e poemas são alguns dos gêneros que circulam no contexto dessas festividades e que foram explorados nas atividades planejadas e desenvolvidas, propiciando um rico diálogo entre escola e comunidade.

Colaboradores da educação, vereadores, secretários e autoridades locais

Com diversas apresentações, muitos coreógrafos da região ensaiaram com os alunos para apresentarem o melhor da cultura local. Uma das coreógrafas, Hellen Kalinny, é estudante de informática no IFPI e, por conta da greve, voltou para sua casa em São Domingos e teve tempo para ensaiar as apresentações com os alunos das escolas.

“Uma colega mais acostumada a ser coreógrafa me convidou para poder ajudá-la neste evento junino, e logo aceitei. Sempre costumei dançar nas quadrilhas juninas, sempre fiz parte das coreografias e sempre estive na frente das comemorações juninas por aqui, então foi muito prazeroso receber o convite para ajudar os alunos na coreografia”, relatou Hellen.

A Secretária Municipal de Educação de Isaías Coelho, Cleunice Alves, em entrevista à nossa reportagem, comentou sobre a importância do evento em São Domingos. “Uma sensação muito boa, de alegria, isso é muito importante aqui para a comunidade, ainda mais na zona rural do município. É um divertimento muito bom as quadrilhas apresentadas aqui pelos alunos, eles se sentem muito felizes com momentos como estes”, frisou a secretária municipal de educação.

Secretária de Educação, Cleunice Alves