Acessibilidade:

Transparência

Secretaria de saúde de Isaías Coelho dá início a segunda fase da vacinação contra gripe

Saúde - 22 de Abril de 2020 - 13:08:52

Vacina será distribuída pela equipe na zona urbana e rural.

...

A Prefeitura de Isaías Coelho, através da Secretaria Municipal de Saúde, deu início nesta segunda-feira, 20 abril, a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, no município. A primeira etapa, que teve como público-alvo idosos e profissionais de saúde, a gestão municipal ultrapassou a meta recomendada pelo Ministério da Saúde.

Nesta segunda etapa serão vacinadas pessoas com doenças crônicas, caminhoneiros, profissionais de transporte coletivo, e também, profissionais das forças de segurança.

Durante esta semana, nos horários de 08h00 às 12h00, e das 14h00 às 17h00, a vacinação acontece na zona urbana, onde está sendo coordenada pelos Agentes Comunitários de Saúde, na Unidade Básica de Saúde (PSF Municipal).

Na próxima semana a vacinação irá acontecer nas Unidades Básicas da zona rural, com agendamento feito pelos Agentes Comunitários de Saúde que atuam nas localidades.

De acordo com a coordenadora da Atenção Básica no município, Gabiana Mauriz, a equipe de saúde está envolvida para alcançar todas as metas do Ministério da Saúde. “Na primeira etapa ultrapassamos a meta de 100% de vacinação do público-alvo, e nesta segunda etapa a equipe está também empenhada no sentido de vacinar todo público”, disse.

Ao todo, 1.027 idosos e 86 profissionais de saúde foram vacinados na primeira etapa da campanha, onde o trabalho foi feito em domicilio.

Na 1º etapa, idosos foram vacinados em casa

Nesta segunda etapa as pessoas que irão se vacinar é necessário apresentar o cartão de vacina, e para os doentes crônicos, a prescrição médica especificando a doença e indicação da vacina.

Equipe está envolvida na campanha de vacinação

A vacina ofertada neste momento não protege contra o novo coronavírus, mas sim contra os três tipos de vírus que mais circularam no Brasil em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2), conhecidos como gripe.