Saúde de Isaías Coelho realiza campanha de conscientização sobre uso da máscara

Campanha é mais uma iniciativa preventiva à Covid-19.

Data de Publicação: 10/05/2021

Campanha de conscientização pelas ruas
Foto: ASCOM

A Prefeitura de Isaías Coelho através da Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã desta segunda-feira (10) uma campanha de conscientização sobre a importância do uso da máscara. Profissionais da pasta percorreram pontos estratégicos do município alertando sobre o uso da máscara de proteção facial na prevenção ao coronavírus.

Durante a caminhada, os profissionais munidos de cartazes, faixas, utilizando um carro de som volante, levaram a mensagem de conscientização à população local. O uso de máscara é importante como medida de proteção, sendo indicada pela Organização mundial de Saúde como imprescindível no combate à Covid-19.

As máscaras funcionam como uma barreira física para a liberação das gotículas no ar quando há tosse, espirros e até mesmo durante conversas. Estudos apontam que quem usa máscara e mantém o distanciamento social diminui em ate 94% o risco de contaminação pelo vírus.

Os modelos de máscaras utilizados hoje são a N95, que filtra até 95% das goticulas de ar, sendo as mais eficazes, além das cirúrgicas descartáveis e a de tecido. Máscaras de tricô ou tecidos vazados são contra indicadas, pois não possuem a vedação correta. As máscaras também devem ser trocadas após 2 horas de uso.

Segundo dados da Secretaria de Saúde de Isaías Coelho 30 pessoas estão cumprindo isolamento domiciliar na cidade. Deste quantitativo, seis pacientes estão em internação hospitalar, sendo duas pessoas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A pasta ainda recomenda que as pessoas sempre ao saírem de casa utilizem máscara, façam a higienização das mãos e mantenham o distanciamento social.

Para utilizar sua máscara de forma correta, siga os passos a seguir:

• higienize suas mãos antes de colocar a máscara;
  • verifique se a máscara está em bom estado e não contém nenhum buraco ou rasgo. Não deve ser feito o uso de máscaras danificadas;
  • coloque-a de maneira que cubra o nariz, boca e queixo, sem deixar espaços vazios nas laterais;
  • evite tocar na máscara enquanto a usar, principalmente em sua parte frontal;
  • troque a máscara caso ela fique molhada ou suja;
  • higienize novamente suas mãos antes de tirar a máscara;
  • retire-a por meio dos elásticos ou cordas, evitando contato com a parte frontal da máscara;
  • realize nova higienização das mãos com sabão ou solução alcoólica de pelo menos 70% de concentração.

MAIS FOTOS!