Prefeitura de Isaías Coelho realiza Plenária Municipal de Saúde

Evento contou com a presença de autoridades e a população em geral.

Data de Publicação: 24/03/2023

Cerimônia de abertura do evento
Foto: Folha Atual

A Prefeitura de Isaías Coelho, através do Conselho e da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira, 24 de março, uma Plenária Municipal em preparação para a 9º Conferência Estadual e a 17º Conferência Nacional de Saúde.

A Plenária foi realizada no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e teve como tema “Garantir direitos e defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã vai ser outro dia".

O evento teve início com a entoação do Hino de Isaías Coelho, onde em seguida a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Liliane Sousa, fez a abertura oficial, sendo seguida pelos pronunciamnetos das autoridades e pela leitura e aprovação do Regimento Interno.

Presidente do Conselho Municipal de Saúde declarou aberta a Plenária

Leitura do Regimento Interno conduzida por Gabiana

Logo após, foi realizada uma palestra magma através do enfermeiro Miguel Ângelo, que explanou sobre a temática da Plenária. O educador físico, Luciano Dantas, deu também sua contribuição durante a palestra.

Enfermeiro Miguel Ângelo proferiu palestra

O enfermeiro falou sobre a importância da população nas Plenárias. “É muito importante nos reunirmos com a população para discutir como anda a saúde no munícipio e ouvir as principais demandas. A saúde tem que ser tratada com a participação social, trazendo pessoas para indagar e discutir sobre a sua realidade em matéria de saúde e aquilo que elas acreditam que deve ser melhorado em relação a prestação de serviços”, disse Miguel Ângelo.

A programação seguiu com a divisão dos participantes em grupos de trabalho, onde foram tratados eixos temáticos da conferência, e em seguida, aconteceu a apresentação das propostas e aprovação das mesmas.

Propostas foram elaboradas nos grupos de trabalho

O evento foi encerrado com a escolha dos delegados que irão representar o município na Conferência Estadual, seguido por um almoço.

Delegadas representantes da gestão municipal

Delegadas representantes dos profissionais de saúde

Delegadas representantes dos usuários do SUS

A secretária de saúde de Isaías Coelho, Crizangela Campos, destacou a necessidade de tratar sobre assuntos relacionados a saúde e ao bem estar da população.

Crizangela Campos, secretária de saúde

“Eu estou muito feliz pela realização desta Plenária, pois é neste espaço que todos os segmentos da sociedade discutem o melhor para a área da saúde, apresentando propostas que serão levadas para a Conferência Estadual e em seguida para a Nacional. Um momento onde discutirmos sobre o Brasil que temos e o Brasil que queremos”, disse a secretária.

Participaram da Plenária as secretárias municipais Crizangela Campos (Saúde), Rosa Nair Mauriz (Educação), Marli Mendes (Esportes), Garcia (Meio Ambiente), Arisfagner (Administração) e Edilene Maria (Finanças), e ainda, a Controladora Interna, Luzicleide Lima; os vereadores José Ailton e Marizangela Campos; a coordenadora da Atenção Básica, Gabiana Mauriz; membros do Conselho Municipal de Saúde; profissionais da área e a população em geral.

Autoridades se fizeram presentes

Secretária de saúde com os vereadores José Ailton e Marizangela