Isaías Coelho se mobiliza contra ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Equipes estiveram envolvidas na realização da campanha “Maio Laranja”.

Data de Publicação: 17/05/2021

Secretária Espírito Santo com adolescentes do NUCA durante mobilização
Foto: Folha Atual

O dia 18 de Maio - “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro.

Em Isaías Coelho, a Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu nesta segunda-feira, 17, uma mobilização em pontos distintos da cidade, com o objetivo de chamar a atenção da população quanto a importância de estar atenta a este grande mal, que é o abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Intitulada “Maio Laranja”, a campanha visa principalmente coibir todas as formas de violação de direitos contra às crianças e adolescentes. Em Isaías Coelho, a mobilização contou com o apoio das equipes da Prefeitura, Secretarias de Assistência Social, por meio do CRAS, CREAS, CMDCA e Conselho Tutelar, além das secretarias municipais de Educação, saúde, esporte, agricultura e demais setores.

Desde o início do mês de maio teve início a campanha no município, com veiculação de vídeos, e nesta segunda-feira, 17 de maio, na zona urbana, de forma organizada e seguindo recomendações da OMS e Vigilância Sanitária, todos utilizando máscaras, álcool em gel, foi realizado um momento de reflexão nas praças do município, onde as equipes foram divididas e em cada praça, foram fixadas flores e placas orientativas do 18 de maio.

A mobilização do Maio Laranja continua nesta terça-feira, 18, na localidade São Domingos, com momentos reflexivos sobre a temática da campanha.

“Mais uma vez a equipe da Assistência Social, com o apoio das demais equipes que formam a gestão municipal, promove esta mobilização em defesa de nossas crianças e adolescentes. Minha gratidão a todos e todas que estiveram conosco promovendo este momento. Trago também a mensagem do prefeito Francisco Eudes, que está conosco nesta luta em defesa das crianças e dos adolescentes de nosso município”, finalizou a secretária municipal de Assistência Social, Maria do Espírito Santo.

Espírito Santo, secretária de Assistência Social

Dia 18 de Maio

Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

A violência sexual praticada contra crianças e adolescentes envolvem vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social, de geração e de condições econômicas. Nessa violação, são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais tanto pessoas e/ou redes utilizam crianças e adolescentes para satisfazerem seus desejos e fantasias sexuais e/ou obterem vantagens financeiras e lucros.