Educação de Isaías coelho realiza formação e trata sobre resiliência emocional com professores

Evento aconteceu na sexta-feira, 06 de agosto.

Data de Publicação: 12/08/2021

Profissionais de educação participaram de formação
Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Educação de Isaías Coelho deu início na manhã de sexta-feira, 06 de agosto, a 1ª Formação do Programa Volta ao Novo (Programa de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais), para gestores, coordenadores e professores da Rede Municipal de Ensino.

O evento aconteceu em três espaços escolares diferentes devido o número expressivo de participantes. Na Pré-Escola Vovó Emília a Formação foi para os profissionais da Educação Infantil, na Escola Municipal Lauro Coelho Ferreira-Sede para os profissionais do 1º ao 5º ano e na Escola Municipal Nelson Moura Fé para os profissionais do 6º ao 9º ano.

O Programa Volta ao Novo, é uma iniciativa do Instituto Ayrton Senna (IAS), em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (CONSED) a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e a Prefeitura Municipal.

O programa tem como foco a Formação Continuada de professores, coordenadores e diretores e propicia apoio e acolhimento aos professores e estudantes, no planejamento para o retorno às aulas presencias por meio de diálogo e conteúdos vinculados ao desenvolvimento das competências socioemocionais.

A proposta é que a formação aconteça em 05 módulos abordando as cinco macrocompetências socioemocionais: RESILIÊNCIA EMOCIONAL, ABERTURA AO NOVO, AUTOGESTÃO, AMABILIDADE E ENGAJAMENTO COM OS OUTROS. Nesse 1º módulo foi desenvolvida a macrocompetência: Resiliência Emocional.

A Secretária Municipal de Educação, a professora Rosa Nair Mauriz fez a abertura da Formação desejando boas-vindas aos presentes e falando da importância do município fazer a adesão ao programa Volta ao Novo, neste momento de enfrentamento de tantos desafios impostos pela pandemia. "Trabalhar as macrocompetências emocionais são essenciais para o autocuidado, amor próprio, autoconhecimento e autocontrole das emoções", disse a secretária.

Rosa Nair, secretária de educação

No município, o programa tem como articuladora a Supervisora de Ensino da Rede Municipal, professora Gardenia Mauriz.

O Programa Volta ao Novo foi apresentado pelos Coordenadores da Secretaria Municipal de Educação: Nilza de Jesus Sena (Educação Infantil), Josilene Cavalcante da Rocha Costa (Ensino Fundamental Anos iniciais) e Valmir Gabriel de Aguiar (Ensino Fundamental Anos Finais).

Nilza Sena

Josilene Costa

Valmir Aguiar

Em seguida foi realizada a palestra sobre “Resiliência Emocional” pelas Psicólogas do município de Isaías Coelho: Ana Maria Mauriz, Alla Nani e Marta Leite. Foi um momento de muita interação e oportuno para o atual contexto que estamos vivenciando. A Resiliência Emocional envolve as competências de tolerância ao estresse, tolerância à frustração e autoconfiança, fundamentais para solucionar desafios, atravessar momentos de adversidades e atingir seus objetivos mesmo que o cenário não esteja favorável para isso.

Ana Maria Mauriz

Alla Nani

Marta Leite durante palestra

Após a realização das palestras a Assistente Social e Articuladora do Selo UNICEF no nosso município, Mônica Cardoso, teve a oportunidade de compartilhar com os gestores, coordenadores, diretores e professores, a importância da adesão do SELO UNICEF no município. “Estamos na busca de uma segunda certificação, por isso contamos com o apoio/colaboração de todos os envolvidos para a execução de programas/ projetos para a melhoria da qualidade das políticas públicas voltadas para nossas crianças e adolescentes no nosso município”, finalizou.

Mônica Cardoso, articuladora do Selo UNICEF