Educação de Isaías Coelho promove 3º encontro do Programa Volta ao Novo com palestra sobre Autogestão

Equipe de educação do município participou do evento

Data de Publicação: 19/10/2021

Estiveram presentes a secretária Rosa Nair e equipe da educação
Foto: Folha Atual

A Secretaria Municipal de Educação de Isaías Coelho-PI, realizou no dia 01 de outubro, mais um Encontro com professores, coordenadores, diretores e secretárias de Escolas, para trabalhar mais uma formação continuada do Programa “Volta ao Novo. Nessa 3ª Formação, foi trabalhada a Macrocompetência: Autogestão.

A proposta é que a Formação aconteça abordando as cinco macrocompetências socioemocionais. A Educação já desenvolveu duas: ABERTURA AO NOVO, RESILIÊNCIA EMOCIONAL, e agora o terceiro módulo: a AUTOGESTÃO, que contou com a colaboração da palestrante, a Psicóloga do CREAS, Martha Leite.

Psicóloga Martha Leite proferiu palestra

O Programa Volta ao Novo tem como foco a Formação Continuada e que propicia apoio e acolhimento aos professores e estudantes, no planejamento para o retorno às aulas presencias por meio de diálogo e conteúdos vinculados ao desenvolvimento das competências socioemocionais.

A abertura do referido Encontro foi feito pela Articuladora do Programa Volta ao Novo no município, a Supervisora da Rede Municipal de Ensino, Professora Gardenia Mauriz que fez a apresentação do terceiro módulo a ser trabalhado, tema muito importante e relevante para os nossos dias.

Gardenia Mauriz, articuladora do Programa

“É a capacidade de gerenciar compromissos, tarefas e objetivos. A AUTOGESTÃO é importante não apenas em relação à capacidade de executar as tarefas escolares, mas também aquelas relacionadas à vida pessoal, à carreira e ao trabalho ao longo da vida.  (a maior de todas, formada por 5 competências de: Foco, Responsabilidade, Organização, Determinação e Persistência)”, disse Gardenia Mauriz.

“A Autogestão colabora para um melhor desenvolvimento do ensino aprendizagem do nosso alunado assim como as demais macrocompetências. E vai nos deixar mais preparados com o nosso trabalho, para que a gente possa se organizar melhor, gerenciar nossas atividades enquanto professor, gestor, diretor e todos os trabalhadores de Educação que nós temos na Rede Municipal de Ensino”, destacou a secretária de educação, Rosa Nair.

A referida palestra foi realizada na Escola Municipal Nelson Moura Fé e contou com a participação da Secretária Municipal de Educação, Rosa Nair Mauriz, dos Diretores das Escolas, Coordenadores Pedagógicos, Secretárias Escolares e Professores.