Acessibilidade:

Ação alusiva ao Setembro Amarelo é desenvolvida em Isaías Coelho

Saúde - 18 de Outubro de 2021 - 10:32:05

Atividade foi articulada junto aos adolescentes.

...

Campanha foi desenvolvida na sede e em São Domingos

A Prefeitura de Isaías Coelho através das Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Saúde, em consonância com as orientações do Selo Unicef desenvolveram durante o presente mês ações alusivas a campanha “Setembro Amarelo”.

A programação foi aberta no dia 21 de setembro com uma roda de conversa interativa na Escola Otílio Manuel Rodrigues, no povoado São Domingos.

Nesta terça-feira (28 de setembro) a programação foi retomada com roda de conversa na Escola Municipal Nelson Moura Fé, na sede. O momento contou com apresentações protagonizadas pelos adolescentes do NUCA, além da palestra ministrada pelo psiquiatra Carlos Winston, e pela psicóloga, Alla Nani.

Adolescentes do NUCA durante apresentação

Palestras com Carlos Winston e Alla Nani

O objetivo das ações é conscientizar os adolescentes sobre a necessidade da valorização da vida.

Além do momento de conversa foi também reforçado que o município através da estrutura de apoio das Secretarias Municipais oferece suporte e ajuda para o público que necessita de acompanhamento Psicossocial.

A gestão municipal conta com profissionais e técnicos especializados para atuar diante dessa problemática social: os transtornos emocionais e de comportamento.

Equipe da Secretária Municipal de Educação

Equipe da Secretaria de Assitência Social

Equipe da Secretaria Municipal de Saúde

Campanha Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é dedicado à prevenção e conscientização contra o suicídio, valorizando assim, a vida. Cerca de 12 mil suicídios são registrados todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo.

Trata-se de uma triste realidade e, em 96,8% dos casos há relação com transtornos mentais. Entre as principais doenças relacionadas está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Os índices crescentes de suicídios nas últimas décadas alertam sobre a importância de falar sobre o assunto. Ainda há muito tabu acerca do tema, mas o colocar em pauta na sociedade é fator importante para evitar a perda de outras vidas.

Veja matéria relacionada:

Campanha do Setembro Amarelo é realizada no Povoado São Domingos em Isaías Coelho

Folha Atual