SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO | OUVIDORIA
Acessibilidade:

Transparência

Prefeito de Isaías Coelho participa de solenidade de entrega de títulos de terras quilombolas.

Habitação - 21 de Setembro de 2021 - 09:20:30

Entrega ocorreu na última segunda-feira (06 de setembro).

...

Entrega de títulos de propriedades de terras quilombolas
Foto: Reprodução

Na última segunda-feira (06) o prefeito de Isaías Coelho, Dr. Eudes Castelo Branco, participou da solenidade de entrega de títulos de terras quilombolas. Cerca de 300 famílias das comunidades Riacho Fundo e Queimada Grande, zona rural do município, receberam documentação das propriedades.

Participaram da solenidade o diretor do Instituto de Terras do Piauí (Interpi), Dr. Chico Lucas, a gerente da Gerência de Povos e Comunidades Tradicionais (GPCT) do Interpi, Rosalina dos Santos, a gestora da SUPRES-PI, Núbia Lopes e a gerente de Promoção da Igualdade Racial e Enfrentamento ao Trabalho Escravo da SETRE-PI, Assunção Aguiar.

O prefeito de Isaías Coelho, Dr. Eudes Castelo Branco, comentou a importância da iniciativa da regularização de terras para as famílias.

“A entrega dos títulos de propriedades das terras quilombolas é muito importante para estas famílias que agora têm direito de posse sobre as terra”, pontuou o prefeito.

Doação e regularização de terras

Os títulos de doação de terras são outorgados pelo Governo do Estado, por meio do Interpi, e garantem a propriedade definitiva dos territórios quilombolas beneficiados. A Comunidade quilombola Riacho Fundo possui 1.842,7621 hectares, onde vivem aproximadamente 200 famílias, enquanto a Comunidade quilombola Queimada Grande tem a extensão de 3.257,6764 hectares, onde vivem aproximadamente 70 famílias.

A regularização de terra é sempre um processo muito demorado. “Após tantas lutas, hoje temos a satisfação de entregar esses 300 títulos a famílias que vivem dessa terra, que inclusive foi território de uma mulher que fez história e é símbolo de representatividade, continuaremos trabalhando para que outras comunidades sejam contempladas”, concluiu Chico Lucas, diretor-geral do Interpi.

A regularização fundiária nas comunidades quilombolas é um marco histórico - tanto para as comunidades, que superaram décadas enfrentando a desigualdade e sofrimento na luta pela propriedade de seu próprio território - quanto o Estado do Piauí, no seu dever de garantir os direitos de todos os seus cidadãos - mais especialmente, no atendimento aqueles que estão em situação de risco e de maior vulnerabilidade social e econômica.

Folha Atual