Terça-Feira, 11 de dezembro de 2018 Nossa história      

Notícias

VII Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente é realizada em Isaías Coelho

Autoridades e a população em geral marcaram presença durante a conferência.

 
Evento reuniu autoridades e a população em geral
Foto: Edson Costa e Leonardo

 

Com o tema “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”, a Prefeitura de Isaías Coelho através da Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu nos dias 15 e 16 de novembro, a VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes.

O evento aconteceu na Escola Municipal Nelson Moura Fé e contou com a presença de autoridades locais, membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, representantes do Conselho Tutelar, crianças, adolescentes e a sociedade em geral.

A conferência teve início na noite da quinta-feira, 15 de novembro, com a solenidade de abertura. Além das falas das autoridades aconteceram também duas apresentações culturais, sendo a primeira conduzida pelas crianças atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), com a dança “Criança não Trabalha”, e a outra pelos adolescentes do NUCA com a apresentação “Os Direitos”.

Crianças do SCFV durante apresentação

A programação desta noite teve continuidade com a leitura do Regimento Interno feita pelos adolescentes Genilson e Yasmim, e em seguida, a secretária municipal de Assistência Social, Maria do Espírito Santo apresentou as equipes dos mais diferentes segmentos que estavam representadas no encontro.

Maria do Espírito Santo fez apresentação de equipes participantes

No dia seguinte, às 07h30, teve continuidade com o credenciamento dos participantes e logo em seguida houve a palestra magna sobre o tema da conferência proferida pela assistente social, Jakeline Borges.

Jakeline Borges, assistente social

Ao término da palestra os participantes se dividiram em grupos ocasião em que discutiram os cinco eixos propostos para melhoria da qualidade de vida das crianças e dos adolescentes do município. No final foram apresentados os conteúdos discutidos nos grupos de trabalho, e ainda, foi feita a escolha dos delegados para Conferência Estadual e entrega de certificados.

Participantes receberam certificados

A secretária Maria do Espírito Santo destacou positivamente a participação popular que, segundo ela, foi de fundamental importância no sentido de que o Poder Público e a sociedade em geral puderam discutir as propostas voltadas para as políticas públicas da criança e do adolescente.

Crianças estiveram presentes em todo momento

A secretária lembrou ainda da regulamentação da Lei 388/2001 por parte do Poder Público Municipal, através do prefeito Dr. Eudes Castelo Branco, que assegura o repasse mensalmente de 1% do FPM para o Fundo Municipal de Assistência Social destinado para investimento das ações em prol das crianças e dos adolescentes. Espírito Santo destacou ainda a aquisição de um veículo SPIN da Chevrolet para o Conselho Tutelar com previsão para chegar ao município até o final do ano, além de bebedouro, cinco computadores e uma impressora.

“Apresentamos nesta conferência a importância de trabalharmos ações relacionadas com o tema destacado e por meio das propostas em prol das garantias dos direitos das nossas crianças e adolescentes. A nossa proposta é que o município coloque ações que venham a cada dia fortalecer o sistema de garantia de direito”, disse a assistente social Jakeline Borges.

Vice-prefeito e demais autoridades municipais prestigiaram evento

Participaram ainda da conferencia o vice-prefeito Waldemar Mauriz (Demarzinho), vereadores, secretários municipais e a população em geral.