Terça-Feira, 20 de novembro de 2018 Nossa história      

Notícias

Saúde de Isaías Coelho promove ações da campanha Outubro Rosa

Diversas ações voltadas para saúde da mulher foram realizadas.

O movimento Outubro Rosa nasceu na década de 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Isaías Coelho também abraça essa causa e acrescentou no ano de 2018 a temática da prevenção ao câncer de colo do útero. Com o total apoio da Prefeitura Municipal e colaboração das demais secretarias municipais, a Secretaria Municipal de Saúde, durante o mês de outubro de 2018, realizou diversas ações voltadas à prevenção do câncer de colo do útero e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Em todas as UBS do município aconteceram rodas de conversa sobre os assuntos, atendimentos individuais, solicitação de mamografias e realização de coleta de material para exame citopatológico de colo uterino.

“Agradecemos a todos os profissionais da saúde que se dedicam diariamente a prestação de serviços com qualidade a nossa população. Graças a Deus e ao comprometimento de nossos profissionais a saúde tem melhorado muito os seus indicadores”, ressaltou a secretária de saúde, Marizângela Campos, destacando ainda a importância dos profissionais da saúde para o serviço de qualidade.

Marizângela (com óculos) agradeceu participação de todos

No último sábado, dia 27 de outubro de 2018, aconteceu a 2ª Caminhada Outubro Rosa em Isaías Coelho, na qual homens e mulheres se juntaram em prol do mesmo objetivo: chamar a atenção das pessoas quanto ao cuidado com a saúde, a importância do tocar-se, conhecer o seu corpo, da realização de consultas e exames necessários e também da alimentação saudável e da prática de atividade física regular.

Inicialmente houve uma concentração na Praça Professora Gabina Mauriz, próximo a UBS Municipal, onde o Prefeito Municipal Dr. Francisco Eudes; a secretária de saúde, Marizângela Campos e a Coordenadora da Atenção Básica, Gabiana Mauriz, se pronunciaram agradecendo a presença de todos e o apoio dos profissionais que contribuíram com a realização do evento.

Prefeito Dr. Eudes participou da caminhada

 Em seguida o Fisioterapeuta, Gabriel Mauriz, Mestre em Engenharia Biomédica, Doutorando em Engenharia Biomédica, Fisioterapeuta da Associação Esperança e Vida (área oncológica) e Professor Universitário, falou a todos sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e sobre a prevenção do câncer de colo de útero, enfatizando a busca para minimizar a exposição aos fatores de risco e a necessidade de conhecer o seu corpo para perceber quaisquer alterações, além de incentivar a realização da mamografia de rastreio e do exame Papanicolau, assim como a busca pelos serviços de saúde locais no intuito de prevenir e promover a saúde.

Dando continuidade ao evento, o Educador físico Cláudio Eufrásio, conduziu o alongamento e em seguida a Caminhada até a Praça de Eventos, onde houve uma pausa para a hidratação com distribuição de água mineral, e logo depois aconteceu um aulão de Capoterapia, incentivando as pessoas a se movimentarem e assim melhorarem sua qualidade de vida.

Encerrando o evento houve a oferta de salada de frutas e um lanche saudável a todos os presentes.

A administração Municipal tem apoiado todos os eventos da saúde que esse ano tem enfatizado muito a importância da atividade física e da alimentação saudável para a manutenção do bem estar físico, mental e social. Hábitos de vida saudáveis podem reduzir a incidência de câncer de mama e também de colo do útero.