Quinta-Feira, 09 de julho de 2020 Nossa história      

Notícias

Saúde de Isaías Coelho promove ações da campanha Agosto Dourado

Data de Publicação: 15/08/2019

 
 Secretária com equipe e participantes de atividades
Foto: CCOM

 

Durante o mês de Agosto, enfatiza-se ainda mais a importância do Aleitamento Materno, inclusive denomina-se o mês de Agosto Dourado, no qual se comemora o incentivo ao aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida e em livre demanda até os dois anos ou mais. O município de Isaías Coelho apoia essa iniciativa e desenvolve ações no sentido de destacar esse assunto. A campanha desse ano da IBFAN (Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar - Internacional Baby Good Action Network) tem como tema: "Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação. Hoje e para o futuro!"

A secretaria municipal de saúde, por meio da coordenadora da Atenção Básica, a Enfermeira Gabiana Mauriz, solicitou que cada equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) adiciona-se, em seu cronograma mensal de atividades, ações voltadas para destacar a importância do Aleitamento Materno.

No dia 08 de agosto, a enfermeira Maiara Borges promoveu uma roda de conversa com as gestantes da UBS Malhada sobre a importância da amamentação, enfatizando os benefícios do leite materno e os desafios encontrados para manter o aleitamento materno exclusivo até o 6° mês de vida do bebê.

Roda de conversa foi realizada na UBS Malhada

Em seguida a dentista Vanessa Fontes ofertou uma palestra que teve como objetivos orientar as gestantes sobre a importância da amamentação no desenvolvimento dos ossos e fortalecimento dos músculos da face do bebê, quanto aos prejuízos que hábitos bucais deletérios (como sucção de dedo, uso de chupetas, mamadeiras) podem causar e como realizar a higiene bucal do bebê corretamente, orientando também as gestantes a fazer acompanhamento odontológico, para receber informações de cuidados com a saúde bucal e se necessário realizar tratamento.

Vanessa Fontes falou sobre amamentação

Dando continuidade a psicóloga Ana Maria Mauriz falou um pouco sobre as emoções e sentimentos associados à trajetória da amamentação e a importância da mesma no vínculo afetivo entre mãe-bebê. Em seguida foram realizadas técnicas de respiração e relaxamento com as participantes para auxiliar no processo da amamentação, finalizando assim o momento com as gestantes.

Psicóloga Ana Maria

Na manhã dessa terça-feira, dia 13 de agosto de 2019, a enfermeira do PSF Municipal, Linde Narie, idealizou o evento que contou com a participação de gestantes, nutrizes e também das profissionais da saúde.

A nutricionista do NASF-AB, Anatalice Sousa, alertou sobre a importância do leite materno e também orientou as mamães e futuras mamães sobre a alimentação complementar a partir dos 6 meses de vida. Logo após, a cirurgiã-dentista do PSF Municipal, Samille Aquino, orientou as grávidas sobre os cuidados com a higiene bucal, para que elas evitem problemas como a gengivite, que refletem diretamente em parto prematuro e baixo peso ao nascer.

Nutricionista Anatalice falou da importancia do leite materno

Samille Aquino orientou cuidados com a higiene bucal

A importância do aleitamento materno exclusivo para o desenvolvimento da face e dos dentes das crianças também foi um tema abordado, além de explicações sobre como realizar a higienização correta da boca do bebê.

Por fim, foi realizado o protocolo de avaliação do frênulo lingual em bebês (Teste da Linguinha) e foram esclarecidas as dúvidas sobre esse exame que permite diagnosticar e indicar o tratamento precoce da anquiloglossia (língua presa).

As atividades continuarão durante todo o mês de Agosto. A secretaria Municipal de Saúde apoia essa causa, agradece o empenho e a dedicação de todos os profissionais e também agradece a participação do publico alvo que atende ao chamado das equipes. Todos juntos com o mesmo objetivo: favorecer a amamentação.