Terça-Feira, 20 de novembro de 2018 Nossa história      

Notícias

Prefeitura de Isaías Coelho promove audiência pública para discutir Planos de Saneamento Básico e de Resíduos Sólidos

O evento foi marcado pela representativa participação popular.

Dezenas de pessoas participaram da audiência
Foto: Folha Atual

O munícipio de Isaías Coelho sediou na manhã desta segunda-feira (30) a audiência pública que teve como temática - a elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) e de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). O evento foi realizado na Escola Municipal Nelson Moura Fé e contou com a representação das secretarias municipais, vereadores, membros da sociedade civil organizada e da comunidade local.

A audiência pública é a etapa inicial de construção dos Planos em que a população é sensibilizada e convocada a opinar e propor melhorias sobre os seguintes eixos: manejo dos resíduos sólidos, abastecimento de água potável, esgotamento sanitário e drenagem da água das chuvas.

Formação da mesa de honra

Na ocasião, foram apresentadas as particularidades de cada Plano pela assessora técnica e engenheira sanitarista/ambiental, Catiane Eulina de Oliveira Lima.

Engenheira Catiane Lima

O chefe de Gabinete da Prefeitura de Isaías Coelho, Carlos Alberto de Sousa, mencionou que a elaboração dos Planos é instrumento para integrar população e governo em prol de uma cidade com mais saúde para todos.

“Esse evento estávamos mesmo precisando e um planejamento que visa o bem da comunidade é bom para qualquer administração. A população foi convidada a participar deste momento e discutir esse tema tão importante para a saúde do ser humano. Vamos construir um Plano ideal para o município de Isaías Coelho. Certamente também teremos que conscientizar o nosso povo que a missão de cuidar e preservar é de todos", afirmou Carlos Alberto de Sousa.

Carlos Alberto sentado no centro da imagem

O líder comunitário, Ithalo Alves, pontuou que após a elaboração dos Planos, as propostas elaboradas necessitam ser colocadas em prática pensando nas futuras gerações.

“Percorrendo o município é notório o quanto a população de Isaías Coelho necessita da elaboração dos Planos. Esperamos que esta iniciativa contribua diretamente para o bem da nossa população, das nossas crianças que são as futuras gerações. Muito precisa ser feito e só depende de todos nós”, frisou.

Após a audiência, novas ações serão executadas para elaboração dos Planos. Estas dizem respeito às oficinas que acontecerão nas comunidades, onde os munícipes elaborarão propostas para a política municipal de saneamento básico e resíduos sólidos.

População foi ouvida

A participação popular é o propósito da audiência pública. Em Isaías Coelho, o público participante teve espaço aberto para apresentar as deficiências na limpeza urbana e rural do município, bem como propor melhorias. Diante dos questionamentos, a gestão municipal e a assessoria técnica prestaram os devidos esclarecimentos.

O processo de elaboração do PMSB e do PMGIRS é uma ação da Prefeitura Municipal em conformidade à exigência das Leis Federais nº 11.445/2007 e nº 12.305/2010. Durante todo o processo, o município conta com a assessoria técnica da NERAR Engenharia.