Prefeitura de Isaias Coelho dá início às atividades da VII Semana do Bebê

Ações seguem até o dia 26, com programação diversificada

Data de Publicação: 24/08/2023

Com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância dos cuidados com a saúde, educação e bem-estar das crianças na primeira infância, a Prefeitura de Isaias Coelho, sob a liderança do prefeito Francisco Eudes Castelo Branco Nunes, deu início neste domingo, 20 de agosto, a programação da VII Semana do Bebê.

O evento, organizado em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, assim como demais órgãos do município, tem como foco principal promover o cuidado integral com a saúde da gestante e destacar a importância da intersetorialidade no desenvolvimento saudável na primeira infância.

A abertura da semana foi realizada com uma cerimônia inaugural nas Igrejas locais, reunindo famílias, gestantes, autoridades municipais e profissionais de diversas áreas para celebrar a importância desse evento.

Abertura foi realizada nas Igrejas

No dia seguinte, na segunda-feira, 21, o projeto "Mini Chef" ganhou vida nas escolas de educação infantil tanto na zona rural quanto urbana. As crianças tiveram a oportunidade de participar de aulas práticas sobre alimentos saudáveis, contando com o apoio profissional de nutricionistas do município.

Projeto 'Mini Chef' nas escolas

Essa iniciativa visa fomentar a conscientização sobre a nutrição como parte essencial do desenvolvimento durante a primeira infância, que compreende os primeiros anos de vida, desde o nascimento até os 6 anos de idade. Além disso, a ação reconhece a relevância dessa fase inicial para o crescimento físico, cognitivo, emocional e social ao longo de toda a vida.

Projeto contou com participação ativa das crianças

Na terça-feira, 22, a programação da Semana do Bebê continuou com a realização de rodas de conversa com Adolescentes do NUCA (Núcleo de Cidadania dos Adolescentes) do povoado São Domingos e da sede de Isaías Coelho. Ao mesmo tempo, gestantes que frequentam a UBS (Unidade Básica de Saúde) municipal de Isaías Coelho também participaram de uma conversa focada em compartilhar informações valiosas sobre a gravidez e o cuidado pré-natal.

O terceiro dia da Semana do Bebê também marcou o lançamento do projeto "Quem Ama Imuniza!" na UBS Braulino Clementino e na igreja católica do povoado Riacho Fundo. Esse projeto, integrante do calendário da Semana do Bebê, será realizado em diversos locais nos próximos dias.

A programação diversificada da VII Semana do Bebê de Isaías Coelho prosseguirá até o dia 26, com uma série de eventos e atividades, que envolvem famílias, gestantes, crianças, educadores, profissionais da saúde, autoridades locais e a sociedade em geral, para discutir políticas públicas voltadas ao desenvolvimento pleno das crianças na fase inicial de suas vidas.