Terça-Feira, 20 de novembro de 2018 Nossa história      

Notícias

Mobilização do 18 de Maio é promovida na zona rural de Isaías Coelho

Projeto de combate ao Abuso e Exploração sexual de crianças e adolescentes está sendo desenvolvido no município.

A
Crianças e adolescentes do povoado Retiro participaram do evento
Foto: Leonardo Coelho

Em uma ação articulada entre a Prefeitura Municipal de Isaías Coelho, as Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde e Educação, o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e Conselho Tutelar, e está sendo desenvolvido em todo o municipal o projeto: “Isaías Coelho faz bonito: 18 dias combatendo o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes alusivo ao dia Nacional de luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. 

A proposta do referido projeto é destacar a data para mobilizar, informar e convencer toda a sociedade a participar da luta em defesa das crianças e adolescentes. “É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e de exploração sexual”, disse Maria do Espírito Santo, secretária municipal de Assistência Social.

Durante os primeiros 18 dias de maio uma vasta programação vem sendo realizada no município, que vão desde veiculação de vinhetas por meio de carros de som nas principais ruas da zona urbana e rural; campanha informativa com visitas domiciliares pelos Agentes Comunitários de saúde e Visitadores do Programa Criança Felizes, fortalecendo a campanha por meio da colagem do selo da campanha na porta das residências; rodas de conversa em todas as escolas da zona urbana e rural e culminâncias descentralizadas em áreas de maior abrangência populacional.

Nesta quarta-feira, 16 de maio, foi à vez do povoado Recreio e região FAZER BONITO. A primeira culminância reuniu toda a rede local de educação, Agentes Comunitários de Saúde da região, pais, crianças e adolescentes, além da presença da Secretária de Assistência Social, Maria do Espírito Santo, que na ocasião representou o Prefeito Municipal e a Supervisora da Educação Municipal, Gardênia Mauriz.

No evento a Psicóloga Ludymila de Sousa Silva, Técnica de Referência do CRAS do povoado São Domingos, apresentou a campanha e realizou um momento de reflexão e ação no que diz respeito à responsabilidade de todos em proteger, defender e orientar as crianças e adolescentes, além da importância da denuncia.

Em seguida, alunas da educação infantil e ensino fundamental apresentaram danças com musicas temáticas da campanha. O encerramento da culminância se deu após entrega de lanche a todos os presentes.

Nesta sexta-feira, dia 18, dia “D” da campanha, acontecerão as culminâncias do projeto no povoado São Domingos, com concentração às 07h00 em frente ao Posto de Saúde. E as 16h30 em Isaías Coelho, com concentração na Praça Professora Gabina Mauriz.