Terça-Feira, 20 de novembro de 2018 Nossa história      

Notícias

Melhoria na qualidade do ensino de Isaías Coelho é comprovada através de resultado do IDEB

Educação tem avançado na gestão do prefeito Dr. Eudes.

Índice da educação é positivo
Foto: Divulgação

O município de Isaías Coelho volta a se destacar no que diz respeito à Educação, conforme mostra o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica-IDEB. A meta projetada para o ano de 2017, nos anos iniciais, que compreende o 5º ano era de 4,5 e foi ultrapassada ao atingir 4,6. E nos anos finais que compreende o 9º ano foi mantida a meta projetada que era de 4,0. Resultado diferente das edições dos anos de 2013 e 2015 que não houve avanço significativo.

O IDEB é um indicador geral da educação nas redes privada e pública, composto pelo desempenho dos alunos em avaliações de Português e Matemática e pelas taxas de aprovação. Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho no Saeb/Prova Brasil aplicada para crianças do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio.

O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2021. Assim, para que o IDEB de uma escola ou rede cresça, é preciso que o estudante aprenda, frequente as aulas e não repita o ano. O indicador é calculado para escolas e para sistemas de ensino que monitoram o seu desempenho em relação a metas individuais pactuadas com o Governo Federal. O índice varia de 0 a 10 e quanto maior for o desempenho dos alunos e o número de alunos promovidos, maior será o IDEB.

A Secretária Municipal de Educação de Isaías Coelho, professora Rosa Nair Mauriz disse estar muito feliz com os índices que o município alcançou, superando e ultrapassando as metas projetadas. “Os resultados foram excelentes, tivemos um avanço significativo em todas as Escolas, isso mostra que estamos no caminho certo. Nossa palavra inicial é de gratidão a Deus por essa conquista. Reconhecemos que esse resultado é fruto de um esforço coletivo e muita dedicação de todos os envolvidos. Agradecemos ao Prefeito Dr. Eudes pela confiança e por não medir esforços no sentido de dar condições para que possamos buscar sempre uma educação de qualidade”, destacou.

Rosa Nair e Gardênia com alguns professores do município

A secretária agradeceu ainda a Supervisora da Rede Municipal de Ensino, professora Gardênia Mauriz, pela dedicação e compromisso e por ter dado todo o suporte necessário para que a educação do município pudesse alcançar o resultado. “Além de Gardênia que também agradecer as diretoras das escolas participantes, às Coordenadoras das Escolas e da SEMED, todos os professores, aos alunos, aos pais dos nossos alunos, as zeladoras, as merendeiras, aos vigias e aos motoristas, pois todos fazem parte dessa conquista. Nossa gratidão a toda equipe da SEMED pelo excelente trabalho realizado. Estamos todos de parabéns pelo resultado alcançado, além de superar, ultrapassou as metas projetadas. O sucesso da Educação se obtém com compromisso, dedicação e competência”, finalizou a secretária.