Terça-Feira, 20 de novembro de 2018 Nossa história      

Notícias

Isaías Coelho promove II Feira da Agricultura Familiar

Produtos comercializados foram oriundos da Agricultura Familiar.

Vários produtos foram comercializados na feira
Foto: Edson Costa

Com o objetivo de valorizar e incentivar a produção e a comercialização de produtos da agricultura familiar do município, bem como o artesanato e a venda de comidas típicas, a Prefeitura de Isaías Coelho através do prefeito Dr. Francisco Eudes Castelo Branco, promoveu nos dias 17 e 18 de agosto, a II Feira da Agricultura Familiar. O evento foi coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura e contou com a colaboração de parceiros, dentre os quais, a Associação dos Produtores Rurais Irrigantes do município e os órgãos estaduais SEMAR, SDR e COFIR.

CONFIRA MAIS IMAGENS!

No primeiro dia da feira, que teve início por volta das 16h00, aconteceu além da exposição e comercialização dos produtos, a solenidade oficial de abertura da feira, com a presença de autoridades municipais e a população em geral. Durante a abertura, crianças e adolescentes do Balé Passos da Arte, assistidas pelo CRAS e acompanhadas pela professora de dança Jakeline Alves, abrilhantaram ainda mais o evento dançando a coreografia “Feira de Mangaio” e “Tamborete de Forro”.

No sábado, dia 18, foi oferecido um café da manhã para os produtores e a população em geral. A exposição e comercialização dos produtos da feira continuaram até às 11h00. Ao todo, 38 expositores participaram da feira, ocasião em que tiveram oportunidade de vender seus produtos, gerando uma renda extra.

Secretária com agricultores que comercializaram seus produtos

Assim como aconteceu na sua primeira edição, a II Feira da Agricultura Familiar aconteceu na Praça de Eventos da cidade. De acordo com os organizadores e expositores, neste ano o número de participantes foi maior do que a do ano passado.

Com exceção do artesanato e das comidas típicas, tudo o que foi comercializado no local é oriunda da Agricultura Familiar. Na oportunidade também foram entregues para a população mudas de goiaba, ata e ipê, através de parceria entre a Prefeitura e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMAR).

250 mudas foram distribuídas durante Feira

“Estamos realizando a II Feira da Agricultura Familiar, um evento que tivemos a ideia de iniciar em 2017 e está sendo um sucesso. Neste ano pelo que eu já vi, o evento está ainda maior, isto mostra a vontade de nossa população de trabalhar. Nós temos um povo que não desiste nunca, apesar das diversidades da natureza, todos são trabalhadores. Com certeza este evento deu certo e enquanto eu estiver sendo prefeito ele vai fazer parte do calendário de eventos de Isaías Coelho”, destacou o prefeito Dr. Francisco Eudes.

Dr. Eudes, prefeito de Isaías Coelho

Comercializando mamão, macaxeira, feijão e pimentão, o senhor Cristino de Sousa Rodrigues, assegurou que a criação da Feira foi uma coisa muito boa para os agricultores. “Aqui nós não temos despesa nenhuma, colocamos nossos produtos para vender e ganhamos nosso dinheiro”, comemorou.

Vendedor Cristino Rodrigues

Já a senhora Maria Dalvilene, da Localidade Malhada Grande, que estava vendendo bolo de macaxeira, bolo de milho, ovos caipiras e verduras, também manifestou sua alegria com a realização da feira. “Está nos ajudando bastante, pois trazemos nossos produtos para cá onde são mais fáceis de vender. Graças a Deus as vendas estão boas”, destacou a vendedora.

Maria Dalvilene destacou importancia da feira

Durante seu discurso, a secretária municipal de Agricultura, Crisangela Campos, agradeceu a todas as pessoas envolvidas na realização do evento. “É com muita satisfação que realizamos a II Feira da Agricultura Familiar de Isaías Coelho. Entendemos este momento como uma oportunidade para valorizarmos o homem e a mulher do campo pela sua coragem, pela sua luta diária. Temos orgulho de poder dizer que damos o melhor para fazer da Secretaria de Agricultura uma Secretaria atuante que busca fortalecer a Agricultura Familiar. A partir de amanhã já estaremos pensando e planejando a terceira edição desta feira, com a graça de Deus. Muito obrigada a todos”, finalizou.

Secretária Crisangela com demais autoridades

Além do prefeito e da secretária Crisangela Campos estiveram presentes o Dr. Romildo Mafra (SEMAR), Jonas Alves (COFIR), Osvaldo Filho (SDR), o vice-prefeito Demarzinho, vereadores, secretários municipais, o presidente da Associação dos Produtores Rurais de Irrigação, Ismael Mauriz e a população em geral.

Feira atraiu grande público