Terça-Feira, 11 de dezembro de 2018 Nossa história      

Notícias

Isaías Coelho: Gestão do prefeito Eudes promove mobilização contra o aedes aegypti.

Toda gestão municipal esteve envolvida nas ações.

Diversas ações contra o mosquito foram realizadas.
Diversas ações contra o mosquito foram realizadas
Foto: Leonardo Coelho

 

A Sala Nacional de Coordenação e Controle (SNCC) do Ministério da Saúde orientou estados e municípios a realizarem atividades para instruir as comunidades sobre a importância da prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya. Foi estabelecida a Semana Nacional de Combate ao Aedes de  25 a 30 de novembro do ano de 2018.

 

No município de Isaías Coelho, durante essa semana, os ACS e os ACE fizeram visitas aos domicílios intensificando as orientações sobre as ações de combate ao mosquito Aedes e fazendo a eliminação de possíveis focos deste mosquito.

Em cada Unidade Básica de Saúde (UBS), vídeos informativos sobre o combate a este mosquito foram passados, enquanto as pessoas aguardam algum atendimento, além disso, cada equipe fez momentos de acolhimento com informações sobre as ações de combate ao referido mosquito na UBS em que atua.

Na educação foram feitas palestras informativas em algumas escolas reforçando o tema já trabalhado em todas as escolas da sede e da zona rural ao longo deste ano, nas ações do PSE. E na Assistência Social, aconteceu um curso de reciclagem de materiais que, se deixados expostos no meio ambiente, podem acumular água e servirem de criadouros para o mosquito.

Palestras também aconteceram nas escolas

No dia “D” (30/11/2018 – sexta-feira) de combate ao Aedes ocorreu, na Praça de Eventos, a exposição das peças confeccionados no curso de reciclagem ofertado pelo CRAS. Nesse momento fizeram-se presente os adolescentes do NUCA e a mobilizadora Jackeline Passos, diversos profissionais da educação, saúde, assistência social, agricultura, meio ambiente e administração todos com a função de multiplicadores da ideia de combater esse mosquito transmissor de terríveis doenças.

Enfermeira Gabiana fala sobre combate ao mosquito

Na oportunidade a enfermeira Gabiana Mauriz, chamou a atenção de todos sobre as ações de combate ao mosquito e solicitou o apoio na propagação das informações recebidas naquele momento. Em seguida a secretária de Assistência Social, Maria do Espírito Santo, falou sobre a dinâmica do curso de reciclagem e reforçou a necessidade da união de todos em prol do combate ao Aedes.

Após as falas foi servido um café da manhã aos presentes, em seguida uma equipe se dirigiu em caminhada por pontos estratégicos da cidade, distribuindo panfletos informativos nas residências e fazendo orientações às famílias, reforçando o trabalho feito frequentemente pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Secretária de saúde durante visitas nas residências

O trabalho intersetorial é uma ferramenta importantíssima para fortalecer as ações que favorecem o bem-estar de toda comunidade e o prefeito Dr. Eudes apoia e incentiva esse tipo de trabalho em sua gestão.