Quinta-Feira, 09 de julho de 2020 Nossa história

GESTORES E PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE ISAÍAS COELHO PARTICIPAM DE VIDEOCONFERÊNCIA COM O COMITÊ MÉDICO DE ENFRENTAMENTO AO COVID 19, NO AMAPÁ

Na tarde desta Segunda-feira (25/05/2020), por intermédio do Fisioterapeuta Gabriel Mauriz, o Prefeito Municipal de Isaías Coelho-PI, Profissionais Médicos do município, a Coordenadora da Atenção Básica, a Secretária Municipal de Saúde  participaram de uma Videoconferência  com o Comitê Médico de Enfrentamento ao COVID 19, no Amapá, sobre  novos protocolos de tratamentos e terapias para os pacientes acometidos pelo novo Coronavírus no âmbito da Atenção Básica.

Inicialmente o fisioterapeuta Gabriel Mauriz, mediador da discussão, agradeceu a disponibilidade dos integrantes do Comitê e explanou sobre a situação do município de Isaías Coelho em relação ao COVID 19. O presidente do Comitê do Estado do Amapá, Dr. Pedromar Valadares Melo apresentou os indicativos de protocolos e destacou a importância do cuidado na Atenção Básica. Em seguida, o Enfermeiro Dr. Patrício da Silva Almeida, que é doutor em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários e doutorando em Engenharia Biomédica, fez uma explanação sobre a evolução da pandemia mostrando dados do Brasil, levando em conta a situação do Amapá e do Amazonas. Fez um comparativo entre os números de casos, taxa de mortalidade e taxa de detecção por habitantes, além de falar sobre o que já se sabe da fisiopatologia da COVID 19 e sobre o protocolo adotado pelo Estado do Amapá.

Após as explicações, foi aberto um momento de discussão, do qual participou o Prefeito e também médico, Dr. Eudes, questionando sobre o tempo mais apropriado de início do tratamento precoce e foi respondido brilhantemente por Dr. Pedromar e Dr. Patrício. Participaram das discussões a Secretária Municipal de Saúde, Isamara Campos, a Coordenadora da Atenção Básica, Enfermeira Gabiana Mauriz e as Médicas Dra Bruna Duque e Dra Sylvia Sheylla.

“Queremos agir precocemente no combate a COVID 19 em nosso município, pois não dispomos de leitos de UTI e esse diálogo, com outras realidades e experiências exitosas, é muito válido nesse momento em que tudo é muito novo e incerto. Somos muito gratos ao nosso conterrâneo Gabriel Mauriz por ter feito essa aproximação e mais gratos ainda, ao Comitê do Amapá, muito bem representados por Dr Pedromar e por Dr. Patrício, profissionais muito competentes e humildes, com os quais pretendemos manter contato constante para que possamos vencer juntos  essa pandemia” comentou o Prefeito.

“Foi um debate excelente que abriu novos horizontes para nós que estamos no início da detecção de casos em nosso município. Com o apoio desses excelentes profissionais do Amapá e o empenho de nossa equipe local de profissionais, todos  guiados por Deus, conseguiremos amenizar os efeitos dessa pandemia. A gestão municipal tem investido em medidas que buscam a redução do contágio e que possibilitem o tratamento precoce da COVID 19, evitando que a doença chegue a estágios mais avançados” finalizou a Secretária Municipal de  Saúde.