Terça-Feira, 29 de setembro de 2020 Nossa história      

Notícias

Educação de Isaías Coelho é classificada com alto índice de gestão no Programa Dinheiro Direto na Escola.

Dos 224 municípios do Estado do Piauí, apenas 75 cidades foram avaliadas positivamente pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Isaías Coelho-PI, foi classificada como sendo o município que tem alto desempenho da qualidade de gestão do Programa Dinheiro Direto da Escola (PDDE).

Todas as Escolas da Rede Municipal de Ensino de Isaías Coelho foram classificadas com atuação de alta qualidade, receberam nota de 9 a 10 em seu desempenho, no ano de 2019, no Índice de Desempenho da Gestão Descentralizada (IdeGES-PDDE).

O IdeGES é um indicador sintético que mensura o desempenho da gestão descentralizada do PDDE em todo o Brasil e baseia-se em três indicadores de desempenho: adesão, execução e prestação de contas dos recursos. Dessa forma, apresenta faixas de classificação que variam de 0 a 10. Na escala de avaliação o desempenho atinge entre 0 e 04 é considerado muito baixo e de 09 a 10 o indicador é de alta qualidade.

Segundo a Secretária Municipal de Educação, Rosa Nair Mauriz de Moura Costa, os gestores têm suporte para execução do programa por parte da Secretaria de Educação que tem uma gerência responsável pelo acompanhamento. Além disso, passam por formações e orientações técnicas que tratam de diversos temas não só pedagógicos, mas também administrativos e financeiros.

Rosa Nair Mauriz parabeniza os gestores de escolas e presidentes dos Conselhos Escolares que executam e prestam conta dos recursos públicos com muito zelo e transparência, buscando cada vez mais um melhor desempenho e uma melhor qualidade da educação, e reforça que a gestão do prefeito Dr. Francisco Eudes tem fornecido todo o suporte para melhoria da educação municipal. Ele aproveitou a oportunidade para parabenizar os gestores escolares, pois o mérito é deles que executam o programa com autonomia e responsabilidade.

Educação do município tem se destacado

O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) é um programa federal implantado em 1995 pelo Ministério da Educação (MEC), executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que disponibiliza assistência financeira às escolas, de maneira suplementar, com a finalidade de apoiar a manutenção e melhoria da infraestrutura física e pedagógica, além de fortalecer a participação social e a autogestão escolar, o que contribui para a elevação do desempenho escolar, de modo que toda criança tenha acesso e possa permanecer em uma escola dotada de recursos didático-pedagógicos e humanos bem preparados.