Domingo, 08 de dezembro de 2019 Nossa história      

Notícias

Curso de Atualização em sala de vacina é ofertado para os técnicos e enfermeiros em Isaías Coelho.

 Momento de atividade prática
Foto: Divulgação

Nos dias 31 de maio e 01 de junho, os técnicos e enfermeiros da ESF de Isaías Coelho participaram de uma Capacitação em Vacinação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, com total apoio da Prefeitura Municipal, através do Plano Municipal de Educação Permanente em Saúde (PESP).

A facilitadora de ensino e aprendizagem que conduziu essa capacitação foi Renata Sulamita, enfermeira especialista em Vigilância em Saúde (Instituto de Ensino e Aprendizagem do Hospital Sírio Libanês); em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família e em Urgência e Emergência; atualmente é coordenadora de imunização da cidade de Simões. Uma excelente profissional que conduziu muito bem todas as discussões e trocas de experiências.

Durante os dias de treinamento foram abordados os temas: Programa Nacional de Imunização (PNI), Sala de vacina (desde a estrutura física, materiais, insumos até o processo de trabalho), os imunobiológicos (composição, correto armazenamento, preparo e administração, além dos eventos adversos e contraindicações) e o sistema de informação (incluindo a alimentação correta e análise de relatórios).

Participantes do curso

“Fazia muito tempo que não tínhamos um treinamento tão detalhado em vacina. Gostei muito e a enfermeira Renata é muito competente”, disse a técnica de enfermagem Hildelúcia que trabalha na sala de vacina do PSF São Domingos.

“Avalio de maneira muito positiva essa capacitação, pois tivemos a oportunidade de esclarecer dúvidas, ampliar nossos conhecimentos e compartilhar vivências. A experiência que Renata tem e a segurança que ela passa, contribuiu muito para que fossem dias intensos, mas não cansativos”, destacou Teresa Cristina, enfermeira e coordenadora municipal de imunização.

Secretária Marizangela esteve presente

“Acredito que após essa capacitação e com mais alguns dias de práticas, vamos conseguir ampliar ainda mais a vacinação em nosso município, melhorar a parte de inconsistências nos sistemas, acompanhar as metas e fazer busca ativa no intuito de alcançar os indicadores, beneficiando toda a população isaiascoelhense”, ressaltou Marizangela Campos, secretária municipal de saúde.

“A cada treinamento, curso e/ou capacitação, fico muito feliz com a participação e o empenho de nossos trabalhadores de saúde, questionando, contribuindo, compartilhando vivências. Além disso, reconheço a importância da educação permanente para ofertarmos serviços e ações de saúde resolutivos e com qualidade. Agradeço ao prefeito Dr. Eudes por acreditar na educação permanente em saúde como meio de melhorar a assistência e pela confiança ao me permitir coordenar o PEPS. Gratidão aos demais parceiros que estão ao meu lado apoiando e contribuindo para que cada evento aconteça de maneira satisfatória e a todos os facilitadores de aprendizagem que assim como a Renata, aceitaram o convite e desempenharam com louvor essa missão”, finalizou a enfermeira Gabiana Mauriz, coordenadora da Atenção Básica e do PEPS em Isaías Coelho.